09 março 2012
06 março 2012
Longe da terra, com o Carnaval sempre presente!
Este é o lema principal do nosso Carnaval, este é o mote para esta consulta aos Canenses que por qualquer motivo se encontram longe da terra mas que têm por certo, uma opinião formada sobre o nosso Carnaval. Numa altura em que no passado recente foi visível a desorganização e a ausência de diálogo entre os principais responsáveis pelo evento o que pensa o nosso leitor? A criação de uma Fundação seria a solução? Se sim por quem deveria ser administrada? Como rentabilizar o nosso Carnaval? Ainda á poucos anos era notícia em todas as estações televisivas e agora existe pouco divulgação. Porquê? Enfim, estes são, os tópicos que coloco como desafio á sua opinião que aqui solicito. Diga de sua justiça e bem-haja pela participação.
PARA VER ESTE INQUÉRITO NA INTEGRA VISITE: canasempesocanas.blogspot.com
22 fevereiro 2012
20 fevereiro 2012
Carnaval de Canas de Senhorim visita Praça da Alegria, amanhã dia 21
18 fevereiro 2012
16 fevereiro 2012
13 fevereiro 2012
Fernando Ruas, ..."carnaval de Canas de Senhorim, onde o carnaval é extremamente conhecido "
Ruas garante que o facto de as câmaras estarem a dar tolerância de ponto não é provocação ao Governo
Em Viseu não haverá tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, mas Ruas percebe que alguns municípios isso aconteça. Tradição e a actividade económica local são as excepções que o presidente da ANMP reconhece para quem preferir ignorar as instruções do Governo.
Depois da reforma autárquica, agora as câmaras estão na ordem do dia por estarem a dar tolerância de ponto. Não é uma provocação ao Governo?
Convém que não generalizemos. Se há cinco ou seis câmaras endividadas, a comunicação social diz ‘câmaras endividadas', quando algumas dão tolerância é uma provocação ao Governo... Acho que é um número reduzido de câmaras a dar tolerância de ponto, mas com razões justificadas. A minha associação fez sair uma circular, idêntica à que saiu no passado em circunstâncias idênticas, que diz que as câmaras só têm legitimidade para definir o feriado municipal. A tolerância de ponto tem de ser definida pelo Governo e esse já definiu que não a dá. Mas o presidente de câmara pode, em circunstâncias de avaliação da actividade municipal, dar tolerância de ponto, mas terá de a justificar. O que acho é que é justificável pela quadra que vivemos. No meu concelho, em que não tenho nenhuma tradição carnavalesca, não posso dizer que me afecta a economia, porque não afecta, mas há municípios onde isso acontece.
Não no caso de Lisboa que vai dar tolerância de ponto ...
Não sei. Mas há municípios onde não é conhecido o carnaval, mas depois têm localidades onde o mesmo é intenso. Dou-lhe um exemplo, Carregal do Sal não é conhecido pelo seu carnaval , mas tem Cabanas do Viriato onde é intensíssimo e, portanto, se fosse presidente de câmara de Carregal do Sal, também daria tolerância de ponto. A mesma coisa com Nelas em relação ao carnaval de Canas de Senhorim, onde o carnaval é extremamente conhecido e é natural que a sede do concelho dê tolerância de ponto.