Canas OnLine

08 março 2007

O Carnaval de Canas nos blogues

Aproxima-se mais um Carnaval. A aculturação da nossa sociedade à cultura brasileira não poderia ser mais evidente nesta altura do ano. Nas praças públicas, nas ruas, nos bailes dos bombeiros, lá está o omnipresente e enjoativo samba. Contratam-se actores de telenovela para que, expostos em cima de tractores mais ou menos coloridos, sirvam de atracção ao povo, com samba de fundo claro está. O Carnaval remonta às celebrações de Dionísio na Grécia antiga e até, talvez, aos bacanais romanos. Outros historiadores admitem que as origens do Carnaval possam remontar às celebrações em honra de Ísis e Osíris no antigo Egipto. Cá no nosso Portugal, o Carnaval de Canas de Senhorim, por exemplo, com perto de 400 anos […], são bons exemplos da não aceitação de estrangeirismos.

no blog Papamoscas


O Entrudo, como eu lhe prefiro chamar em vez de Carnaval, por me soar “mais português” e fazer lembrar as velhas tradições do nosso país, é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, nas vésperas da Quaresma. Estes festejos simbolizavam o "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval".
Cada local tem os seus próprios costumes, em Portugal a tradição mantêm-se[...] destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Entrudo mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos... Juntamente com o Entrudo de Canas de Senhorim com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique e muitas outras...


no blog Adega do Chico

Sem comentários: