Canas OnLine

29 janeiro 2007

A Rivalidade


Embora os contornos sejam de difícil exactidão, parece que a rivalidade carnavalesca entre os principais bairros de Canas de Senhorim, advém do costume antigo de as moças solteiras, por essa altura, se fazerem mostrar, integradas em marchas populares, pelas ruas de Canas. Organizadas por bairros, Paço e Rossio, lá iam em jeito de provocação mostrar-se energicamente ao outro bairro.
Não é de espantar que os moços do bairro oposto imbuídos do espírito favorável da época arriscassem alguns piropos ou até atrevimentos mais ousados. Ora, para que a dignidade das raparigas do seu bairro não fosse abalada, os rapazes acompanhavam-nas aquando da passagem pelo bairro opositor, para evitar abusos de maior.
Mas nestas coisas já se sabe! Uma provocação, muito galo em confronto, um copito a mais, um namoro mal resolvido, palavra puxa palavra e a escaramuça era quase inevitável. Curiosamente muitas dessas situações eram provocadas pelas raparigas que, por motivos de namoricos ou de rivalidades amorosas, se insinuavam quer a eles quer a elas, exorcizando no gesto afrontas que noutras circunstâncias seriam descabidas ou desaconselháveis.
Ainda hoje as mulheres mais velhas, com memória de tempos mais antigos, são as mais aguerridas no confronto e na incitação.
Está bem de ver que a honra das raparigas se media em função da bravura dos rapazes. Vai daí, e segundo alguns relatos que nos chegaram e que me parecem credíveis, a horda de rapazes munia-se de varapaus e a violência estalava assim se justificasse a afronta. Ou não!
Lá no fundo a rivalidade nasceu da eterna contenda humana entre amores e desamores, ciúme e despeito, acção e reacção, que associada ao espírito colectivo que o bairrismo incita, determinou a competição que ainda hoje podemos assistir.
Bem, hoje em dia já não temos bordoada mas desaconselho qualquer incauto a ir gritar Viva o Paço para o Rossio de Baixo. LOL.

1 comentário:

ibotter disse...

A 2ª feira das velhas continua "quente"...