Canas OnLine

25 fevereiro 2007

Avaliação

Vamos lá fazer uma avaliação, só lê quem quer... Já passou uma semana desde o fim do Carnaval... este ano ficou definitivamente marcado pela ausência de despique, porque qualquer que seja a justificação que qualquer um de nós invente ou diga de verdade o que é certo é que não houve despique!... bem mas primeiro vamos ao que houve de melhor! Quer-me parecer que houve muito mais gente no Domingo do que nos anos passados, os carros (alguns) primaram pela originalidade, uma especial atenção para o carro da águia do Rossio pela sua imponência e para o espectacular por ser "tão simples" carro dos Golfinhos do Paço! As noites, Square Impact para manter, sem dúvida uma mais valia para as noites de Carnaval, reparos a fazer, compra das senhas no lado contrário ao bar não dá muito jeito... ter de andar de um lado para o outra a atravessar a pista é complicado, a limpeza da rua (não sei quem é ficou encarregue de fazer isso se foi a junta ou o Square ou outros...) tem de ser feita obrigatoriamente mais cedo... Não seria má ideia tentar fechar aquela rua durante essas noites (com todas as implicações que isso acarreta...) porque se junta muita gente entre o Square e o Quebra Tolas... e os carros sempre a passar... Na terça feira, última volta com os carros alegóricos de Paço e Rossio a passarem à vez nas 4 esquinas, muito bom, deve-se continuar a fazer o mesmo.

Agora a outra parte! Não houve despique, aqui quem agiu mal foi o Rossio, independentemente de o Paço já ter feito isso ou não, não serve dizer "Isto foi uma atitude à Paço", toda a razão que poderiam ter deixaram de a ter! Não há discussão possível, o Rossio combinou uma coisa fez outra, ponto final, não vale a pena andar à procura das histórias mais rebuscadas de que o Paço viu que não tinha capacidade e que isto e que aquilo! Estou à vontade para falar porque quando o Paço fez o mesmo eu critiquei, foi uma decisão tomada pela direcção do Rossio por isso assumam-no. Não houve despique porque o Rossio faltou à palavra. (independentemente de ter sido avisado com "tempo"... sinceramente ainda tive algumas esperanças que ambos desligassem o som e fosse apenas vocal... talvez seja a minha utopia). Agora vêm os divisores (aprendi hoje que a palavra Diabo vem de "divisão") atirar-nos areia para os olhos... é preciso saber assumir o que se faz! Não chega "andar à procura de álibis"! O posicionamento do carro da música do Rossio tem de ser revisto, se é verdade que a pá com as colunas do Paço (que este ano me pareceu que foi reforçada) é perigosa, o posicionamento do carro do Rossio este ano também o foi, porque ficou muita gente (do Paço do Rossio) "entalada" entre os vários carros... está bem que as 4 esquinas não são um local propriamente espaçoso, mas outras soluções têm de ser estudadas.

Seria bom que as duas direcções se decidissem mais cedo e entrassem num compromisso sobre as "regras" deste nosso Carnaval... mas pelos vistos, pelo que me contam (boatos certamente infundados) parece que é muito difícil... bem, perde o Carnaval de Canas... ganha quem o quiser fazer a todo o custo.

(discussão e ideias ali nos comentários, não respondo a anónimos.)

14 comentários:

GiGa disse...

Certos pontos concordo consigo ja outros nem por isso.
Mas pode ser que para o ano melhor bastante melhor a todos os níveis.

Tomahock disse...

Relação Às marchas:
- Rossio tinham grupos bons (piratas!) Tinham grupos maus (Salmões!) Mas já os vi melhores! Têm muito muito que melhorar em relação aos carros! Pois um carro não faz o desfile! Fizeram mal em não ter cumprido com a palavra que iam descer a Rua do Paço!

- Paço tradições carnavalescas brasileiras não me cheiram! Mas a nivel de pessoas cada vez vão mais! Carros... boas ideias um pouco mal concebidas mas mesmo assim vistosos e engraçados!

Noite:
- Square Impact Sem dúvida foi bastante agadável! Para o ano devia haver mais diversidade de djs pois ouvi 4 vezes os mesmos djs! Mas bastantes pontos positivos para a organização!
- Baile Paço não comento não fui lá nenhum dia!

Despique:
- Rossio errou não assumiu. Gostei muito do acto de passar um carro de cada bairro para a tua keil do amaral!
- Paço apareceu e cumpriu a sua palavra, foi-se embora quando estava em cima e não se comprometeu nem provocou (pois a direcção também não deixou!)

Música/Som
-Rossio A opção do conjunto músical é muito boa para um desfile mas para o despique não! Também acho que o som do Rossio estava muito mal feito mas... Como já me disseram, para um conjunto o que é preciso é graves para se ouvir a bateria!!!

-Paço O pessoal da banda é o maior! Vivem tanto eles o nosso carnaval como as pessoas de Canas! Nada a assinalar!


Balanço Geral
Penso que foi um dos melhores carnavais de sempre e os bairros estão com tendências de melhorar cada vez mais! Também deve ser devido ao aumento das verbas provenientes da CMN, mas isso só quem está lá é que pode dizer! Todos concordam que o ponto baixo foi o despique e também é unanime que o Square Impact é um evento a manter e a melhorar!

Para o Ano há mais até lá boas ideias!

Farpas disse...

Pois esqueci-me de falar de alguns pontos que em conversa com alguns amigos já tinhamos referido:

A frente da marcha do paço... gostos são gosto, eu pessoalmente não gosto desse tipo de fatos, acho que não têm nada a ver com o "nosso" Carnaval, é a minha opinião pessoal, e sinceramente acho que se querem usá-los devem fazê-lo mas daí até ser a abertura da marcha acho que... não sei, sinceramente não era a minha escolha.


Os piratas do Rossio estavam muito bons mas dispersavam muito, era raro conseguir ver meia dúzia todos juntos.

(há mais coisas mas de momento não me recordo... temos tempo!)

Farpas disse...

PS- Ó Toino ainda me hás-de explicar porque é que me estás a tratar por você lol!

GiGa disse...

Sabe que nunca sabemos ao certo quem está do outro lado(ou sei?) ... é uma forma de respeito, pois mesmo sabendo o nick(neste caso farpas) acaba por passar um pouco pelo anónimato, pois não condiz ao nome na realidade, penso eu...
:D

Cingab disse...

Uma apreciação parcialmente correcta!..

Farpas disse...

@Cingab: quase que me insultas! A minha avaliação é totalmente pacial!

Pombo correio disse...

Há um ano escrevia assim:


http://canasesenhorins.blogspot.com


Caros Amigos.

Após uma grande ressaca venho comentar aquilo que vi e que acredito.

Em primeiro lugar parabéns às duas direcções, e a todos aqueles que contribuíram para que este carnaval continue grande, genuíno e belo e saudoso.

Estou plenamente de acordo que está-se a perder um pouco da tradição (extra desfile)

Devemos inovar sem "estragar".
Esplêndida ideia a da música em cd.
Por mim já tinha acabado com a banda há muito tempo. Aliás, este ano nem lhe pagava. Pareceu-me que no despique estavam a tocar a marcha do paço! He!He!He!.
Viram como saltavam e iam alegres na marcha do Rossio quando o som era do conjunto? Belo mix.

Tenho pena de alguns criticarem de uma forma descabida a execução dos carros alegóricos., principalmente alguns que nem um prego pregaram quer no Rossio quer no Paço.

Pensem para o ano tirar os carros da música das 4 esquinas e caso tragam banda, coloquem-nas no chão junto das respectivas marchas., assim já podemos ver crianças e velhos a participar no despique e o risco de correr algum acidente é mais reduzido.

Quanto aos bailes, concordo que sejam feitos em conjunto, mas noutros moldes.

Já pensaram em vez de irem para o paço, que têm a Av. dos B. V. subindo a Rua do Comercio que tem mais largueza para os forasteiros verem?
Meus amigos. Para que não me levem a mal, eu não tenho nada contra passarem ou não pelo Paço, simplesmente as ruas são mais largas e melhorava a qualidade do desfile.

Quanto ao enterro do Entrudo, podíamos fazer um dos maiores e melhores do país, temos excelentes pessoas no Rossio, assim como no Paço. Todos juntos e com ajuda do grupo de teatro Pais Miranda, ainda podíamos fazer melhor.

Quem sabe se para o ano as direções se continuarem a ser ajudadas financeiramente, não possam dar uma contribuiçãozita para grupos executarem fardas?
Já pensaram que no final podiam aluga-las para outros carnavais?

Resta-me pensar qual será a minha farda para o ano. afinal ainda ontem acabou e já me estão a bater as saudades.

Viva o CARNAVAL DE CANAS, VIVA O ROSSIO, VIVA O PAÇO.

ps. Temos todos que pensar que para ajudarmos as direçoes temos que ir aos bailes, afinal pagar 1 euro para ouvir o mesmo tipo de musica que num determinadi sitio sem condições e com cerveja mais cara, meus amigo

Não Havia Necessidade!!!

2/3/06 3:36 PM

Anónimo disse...

Importa esclarecer sobre o despique: por conversa com um elemento que esteve na reunião entre direcções, não houve consenso quanto ao som amplificado ou não, simplesmente um disse que ia apenas com a banda(Paço) e o outro(Rossio) que ia com um conjunto, apenas isto, pelo que ambos cumpriram.

Farpas disse...

Não não! Importa esclarecer é que segundo me disse um primo de um amigo de uma pessoa que soube que outra esteve a conversar com uma pessoa que tinha um primo em segundo grau que é amigo de uma prima de uma das pessoas que esteve na reunião, o Rossio garantiu que não só não levava som amplificado como no caso de levarem banda esta iria apenas em roupa interior... é o que se diz por aí!

PortugaSuave disse...

lol

Segunda disse...

Eu vi as cuecas ao ariel...
por isso...

Farpas disse...

Xiii!! Segunda... e já estás recuperado? continuas a ir ao psicólogo e isso tudo? Deixa lá há quem tivesse visto bem pior... a Tininha ainda não se conseguiu esquecer da bela visão do "vocalista" da marcha do Rossio (não do conjunto) na 3ª Feira...

Anónimo disse...

tem razão farpas, os outros são burros, é carnaval ninguém leva a mal