Canas OnLine

03 fevereiro 2007

Carnaval Canas de Senhorim [III]

Carnaval Canas Senhorim 06 _ Rossio _ Paço
fotosRui Pina
Eis que finalmente chegam os dias em que cada um dos bairros vai por à prova o seu esforço, o seu saber, a sua criatividade. Logo que o calendário anuncia o domingo gordo e até terça-feira de entrudo, as duas marchas saem à rua incorpo­rando centenas de foliões, desses milhares que anualmente visitam a vila, ávidos de participar em tão original folguedo.Nestes dias inesquecíveis, as marchas do Rossio e do Paço transformam as ruas, dando-lhes um colorido e alegria verdadeiramente singulares. Cada bairro tenta superiorizar-se ao seu rival, em imaginação, alegria, ineditismo, música. As piadas e os carros alegóricos são sempre ricos de originalidade, e após calcorrearem as prin­cipais ruas da vila exibindo o seu Carnaval as duas marchas rivais encontram-se frente a frente no Largo do Rossio. Este momento, que há muito é conhecido nas redondezas pelo "adeus" constitui o prato forte do Carnaval sendo indescritível o que se passa a seguir. Paço e Rossio desdobram-se em entusiasmo e vibração. Uma marcha tenta sobrepôr-se à outra. É o delírio... Velhos, rapazes, mulheres e rapari­gas jogam a sua última cartada. É uma alegria incontida e contangiante. Os forasteiros, mesmo que o não pretendessem sentem-se envolvidos na luta. E partici­pam. E vivem. E chegam a tomar partido. No ar ecoam bombas, estalinhos, bichas de rabear, esvoaçam papelinhos, desfraldam-se bandeiras... É o Carnaval de Canas de Senhorim. É o espectáculo do Povo e para o povo. Na quarta feira de cinzas, já no rescaldo da festa rija tem lugar a célebre batatada. Esta consiste na confecção de um valente cozido, que inclui sempre, quer haja ou não fartura, o "fiel amigo", bem regadinho de azeite novo que é jantar de gala para todos.

António João Pais Miranda
in Canas de Senhorim _História e Património

7 comentários:

Anónimo disse...

Creio que uma das 'nossas' galinhas faz hoje anos!
Os meus parabens a ela!

Cingab disse...

Se não fosse a bandeira de Canas de Senhorim, ia apostar que está aí uma foto do Carnaval de Figueira da Foz

PortugaSuave disse...

Ó Cingab mas que embirração é essa. Então agora há limites aos participantes ou aos trajes carnavalescos. Um dos aspectos mais bonitos do nosso carnaval e que até é motivo de orgulho é a hospitalidade, a nossa capacidade para integrar os nossos visitantes e convidados nos nossos cortejos. Vejo aí uma invejazita :)

Cingab disse...

Ao Paço só envejo aquela queda natural para a sabutagem é boicote... Acho que o Rossio deveria ser um bocadinho assim!... :P lol

Farpas disse...

@Ningab: este ano é que é! Este ano sabotam vocês! lol

Tomahock disse...

@Cingab Para si a culpa é sempre do Paço, para mim a culpa é sempre do Rossio! É esse tipo de discussão que eu não gosto de ter com uma certa pessoa! Cada um é ferranho pelo seu bairro! Mas admitir uma coisa mal nele... É que custa um pouco, mesmo quando as circunstâncias são óbvias!

Cingab disse...

Numa coisa têm razão... Não é sabutagem mas, sabotagem!...